A comida agrega as pessoas. Amigos, famÃlias, namorados …. Todos em torno de uma mesa, saboreando alimentos bem preparados, de bom paladar, com aparência harmoniosa. É isso que esperamos da comida.Alimentar é preciso, tanto o corpo como e alma, não esquecendo do coração.
Não existe “alma†desanimada que não seja tomada de satisfação diante de seu prato predileto. Por isso, comida não tem que encher a barriga, tem que “encher a almaâ€. Bem, pelo menos deveria ser assim, já que ao longo do tempo, o homem vem desenvolvendo a culinária como uma arte.
Acredito que a busca por essa sensação de prazer que saborear o alimento de nossa preferência nos traz, é o que move a gastronomia. Que se tornou um sério estudo sobre combinações de ingredientes e sabores, para que se tornem os mais perfeitos possÃveis.
Está claro que o homem vem perseguindo, ao longo de sua história, alimentos confortantes e não somente nutritivos. A comida que traz lembranças da infância, de pessoas queridas, de lugares saudosos são as inesquecÃveis, que guardamos na alma. A procura por elas e pela sensação de consolo, alÃvio ou alegria, é que faz com que receitas sejam repassadas em famÃlia, livros sejam editados, cursos de culinária sejam abertos, indústrias imensas sejam criadas.
Velazquez – Velha Cozinhando Ovos – National Gallery of Scotland, Edinburgh, Escócia
Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine, sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.